O ESP32 DevKitC v1 é um kit de desenvolvimento equipado com Wi-Fi e Bluetooth v4.2, sendo um dos mais populares no Brasil para projetos e estudos em IoT (Internet das Coisas), esses recursos estão todos encapsulados no módulo ESP-WROOM-32 da empresa chinesa Espressif.
É uma das boas opções no mercado mundial para projetos em que demandam por performance, interfaces, periféricos, possibilidade na utilização de protocolos de comunicação com a internet, além de recursos de segurança como hardwares dedicados, ferramentas de desenvolvimento, facilidade de aquisição no mercado e bom custo-benefício. Assim, neste artigo será feita uma análise do hardware desse kit de desenvolvimento, bem como, os recursos disponíveis para aplicações.
O conteúdo deste artigo será divido da seguinte forma:
1. Pinagem (pinout)
Existem algumas empresas que fazem o seu próprio kit de desenvolvimento em que utilizam o ESP-WROOM-32 da Espressif, deste modo, há algumas variações no que diz respeito a quantidade de pinos no kit (placa base), no conversor USB-Serial, a quantidade de LEDs para aplicações, periféricos como displays, carregadores de baterias, etc. Dentre as empresas estão: a DOIT, a Sparkfun, a Wemos, a Adafruit, entre outras.
Na figura 1 a seguir, temos a pinagem da ESP32 DevKitC v1 da DOIT, bem como, todas as funções alternativas para cada pino:
O módulo ESP-WROOM-32 possui 38 pinos, os quais: 4 são destinados para Vcc e GND e 6 (GPIO6, GPIO7, GPIO8, GPIO9, GPIO10 e GPIO11) estão internamente conectados a memória Flash de 4MB integrada, assim não podem ser utilizados como uma GPIO comum, logo 28 pinos estão disponíveis para as aplicações do usuário nas barras laterais do kit.
Esse hardware também é equipado com um circuito dedicado para conversão USB-Serial, um regulador de tensão 3V3 para alimentação do módulo ESP32, LEDs de indicação e pontos de fixação mecânica nos extremos da placa.
A seguir na figura 2, tem-se a representação do hardware interno ao módulo ESP32, vide figura.
2. Características e periféricos
O ESP32 DevKitC v1 é constituído por:
- Chip ESP32-D0WDQ6 (interno ao módulo ESP32-WROOM-32) com dois microprocessadores LX6 de 32 bits de baixo consumo da Xtensa;
- 512kB de memória RAM;
- Memória Flash de 4MB integrada;
- Wi-Fi de 2.4 ~ 2.5 GHz e protocolos 802.11 b/g/n, sendo o 802.11n até 150 Mbps;
- Bluetooth v4.2 e especificação para o BLE. Transmissor classe 1, 2 e 3;
- Cristal oscilador de 40MHz integrado;
- Sensor de efeito Hall integrado;
- Interfaces e periféricos: SD card, Ethernet, UART, SPI, I²C, LED PWM, Motor PWM, I²S, IR, contador de pulsos, GPIOs, sensor capacitivo, ADC e DAC;
- Alimentação: de 3.0V à 3.6V;
- Corrente média de operação: 80mA;
- Faixa média de temperatura de operação: -40°C à +85°C;
- LED azul para aplicação (mapeado no GPIO2) e LED vermelho indicativo da alimentação;
- Conector micro USB para gravação, alimentação e comunicação com um host;
- Botões de boot e enable;
- Conversor USB-Serial;
- Acesso aos GPIOs através das barras de pinos laterais.
3. Versão atual
Atualmente a Espressif oferece como a mais recente versão da ESP-32 DevKitC, a versão 4, como pode ser visto na figura 3.
Esta v4 é bastante similiar a v1 fabricada pela DOIT, porém o que se percebe de diferenças são: diminuição do comprimento da placa base, expondo a PCB antena, ausência do LED de aplicação e alteração na nomeclatura (silk) dos pinos do kit.
4. Links importantes
Há algumas recomendações de leituras que devem ser consideradas para o desenvolvimento e estudo desses hardwares. Todas essas recomendações são do site oficial da Espressif, veja a seguir: